BLOG

Imagem

24 de maio de 2023

Acelere seu conhecimento

ESG no transporte: entenda a importância e como os cursos do EaD SEST SENAT facilitam a aplicação na prática

A abordagem ganha cada vez mais destaque como forma de promover a sustentabilidade, a responsabilidade corporativa e a inclusão no setor do transporte.

IURI BARCELLOS

O ESG é uma sigla inglesa para Environmental, Social and Governance que em português é interpretada como governança ambiental, social e corporativa. A abordagem vem ganhando cada vez mais espaço entre as organizações e também no setor do transporte, por promover práticas e compromissos de sustentabilidade ambiental, políticas sociais e transparência operacional.

No setor do transporte, uma das principais aplicações de ESG é referente à sustentabilidade ambiental. Entretanto, outras aplicações também são possíveis. Como adotar práticas de inclusão racial e de gênero, práticas de respeito aos direitos e ética no ambiente de trabalho, transparência na prestação de contas, compromisso na gestão de riscos, entre outros.

Como beneficiar sua carreira e empresa com práticas de ESG

Conhecer as práticas de ESG pode ser útil para beneficiar e promover sua empresa e também a carreira no mercado de trabalho, já que ter essa expertise é um diferencial competitivo, principalmente aos olhos de organizações que valorizam a sustentabilidade e a responsabilidade social.

Confira a seguir como o ESG impacta positivamente nas empresas e quais cursos do EaD SEST SENAT facilitam a aplicação na prática.

Imagem aérea de uma rodovia com veículos transitando
O ESG vem ganhando cada vez mais espaço entre as organizações e também no setor do transporte.

Práticas sustentáveis e o impacto ambiental de ESG no setor do transporte

A queima de combustíveis fósseis pelo setor do transporte é uma das principais responsáveis pela emissão de gases poluentes. Conforme relatório da Emissions by sector, o setor do transporte responde por 16,2% do total das emissões e tem o diesel como o principal vilão.

Nesse sentido, para reduzir a poluição, as empresas promovem a utilização de combustíveis menos poluentes, como os biocombustíveis, a utilização de motores elétricos, políticas de conscientização entre os funcionários e o planejamento de rotas mais eficientes, para evitar o desperdício.

O curso gratuito Atitudes para preservar o meio ambiente no transporte de cargas, do EaD SEST SENAT, trata sobre esse tema. Conheça os diferentes tipos de gases poluentes e como diminuir essas emissões.

> Conheça o curso Atitudes para preservar o meio ambiente no transporte de cargas.

Retrato de uma mulher negra, segurando um tablet, com a mão no queixo e sorrindo
A adoção de políticas e práticas que promovam a igualdade de oportunidades e o respeito às diferenças pode trazer diversos benefícios no setor do transporte.

Inclusão e diversidade com práticas de ESG no setor do transporte

Além das práticas voltadas à sustentabilidade, a inclusão e a diversidade também são temas importantes no contexto de ESG no transporte. A adoção de políticas e práticas que promovam a igualdade de oportunidades e o respeito às diferenças pode trazer diversos benefícios, entre eles um ambiente mais criativo e inclinado à inovação, mais satisfação e empatia entre os funcionários, além de atrair e reter diferentes talentos para a empresa.

Para promover a inclusão e a diversidade, o setor de Recursos Humanos pode realizar ações que abordam a diversidade em várias dimensões, tais como: racial, cultural, de gênero e etária.

O curso gratuito Desconstruindo o racismo no transporte, do EaD SEST SENAT, aborda como o racismo se manifesta no Brasil e de quais formas é possível desconstruí-lo no setor do transporte promovendo a inclusão.

> Conheça o curso Desconstruindo o racismo no transporte.

Quatro pessoas em uma mesa de escritório em reunião
Novos sistemas e processos auxiliam o motorista na execução do trabalho e na redução de custos.

Inovação tecnológica atreladas às práticas de ESG no transporte

A inovação tecnológica nas empresas promove a redução da emissão de gases poluentes, a eficiência operacional com tecnologias embarcadas, soluções para a economia de combustível com o uso de GPS e, até mesmo, a melhora da segurança e conforto dos motoristas.

Fortalecendo as práticas de ESG, empresas aderem aos sistemas que auxiliam o motorista na condução do veículo, com recursos que detectam colisões e emitem alertas de saída de faixa, por exemplo.

O curso gratuito Tecnologias para o setor do transporte, do EaD SEST SENAT, apresenta como as tecnologias embarcadas contribuem para a redução na emissão de poluentes, além de aumentar a segurança dos motoristas.

> Conheça o curso Tecnologias para o setor do transporte.

Ao compreender a importância das práticas de ESG no setor do transporte e aprimorar seus conhecimentos fazendo os cursos oferecidos pelo EaD SEST SENAT, é possível aplicar medidas sustentáveis e inovadoras, que contribuem para a preservação ambiental, a eficiência operacional e a segurança dos motoristas.