24 de maio de 2023
Acelere seu conhecimento
A abordagem ganha cada vez mais destaque como forma de promover a sustentabilidade, a responsabilidade corporativa e a inclusão no setor do transporte.
O ESG é uma sigla inglesa para Environmental, Social and Governance que em português é interpretada como governança ambiental, social e corporativa. A abordagem vem ganhando cada vez mais espaço entre as organizações e também no setor do transporte, por promover práticas e compromissos de sustentabilidade ambiental, políticas sociais e transparência operacional.
No setor do transporte, uma das principais aplicações de ESG é referente à sustentabilidade ambiental. Entretanto, outras aplicações também são possíveis. Como adotar práticas de inclusão racial e de gênero, práticas de respeito aos direitos e ética no ambiente de trabalho, transparência na prestação de contas, compromisso na gestão de riscos, entre outros.
Conhecer as práticas de ESG pode ser útil para beneficiar e promover sua empresa e também a carreira no mercado de trabalho, já que ter essa expertise é um diferencial competitivo, principalmente aos olhos de organizações que valorizam a sustentabilidade e a responsabilidade social.
Confira a seguir como o ESG impacta positivamente nas empresas e quais cursos do EaD SEST SENAT facilitam a aplicação na prática.
A queima de combustíveis fósseis pelo setor do transporte é uma das principais responsáveis pela emissão de gases poluentes. Conforme relatório da Emissions by sector, o setor do transporte responde por 16,2% do total das emissões e tem o diesel como o principal vilão.
Nesse sentido, para reduzir a poluição, as empresas promovem a utilização de combustíveis menos poluentes, como os biocombustíveis, a utilização de motores elétricos, políticas de conscientização entre os funcionários e o planejamento de rotas mais eficientes, para evitar o desperdício.
O curso gratuito Atitudes para preservar o meio ambiente no transporte de cargas, do EaD SEST SENAT, trata sobre esse tema. Conheça os diferentes tipos de gases poluentes e como diminuir essas emissões.
> Conheça o curso Atitudes para preservar o meio ambiente no transporte de cargas.
Além das práticas voltadas à sustentabilidade, a inclusão e a diversidade também são temas importantes no contexto de ESG no transporte. A adoção de políticas e práticas que promovam a igualdade de oportunidades e o respeito às diferenças pode trazer diversos benefícios, entre eles um ambiente mais criativo e inclinado à inovação, mais satisfação e empatia entre os funcionários, além de atrair e reter diferentes talentos para a empresa.
Para promover a inclusão e a diversidade, o setor de Recursos Humanos pode realizar ações que abordam a diversidade em várias dimensões, tais como: racial, cultural, de gênero e etária.
O curso gratuito Desconstruindo o racismo no transporte, do EaD SEST SENAT, aborda como o racismo se manifesta no Brasil e de quais formas é possível desconstruí-lo no setor do transporte promovendo a inclusão.
> Conheça o curso Desconstruindo o racismo no transporte.
A inovação tecnológica nas empresas promove a redução da emissão de gases poluentes, a eficiência operacional com tecnologias embarcadas, soluções para a economia de combustível com o uso de GPS e, até mesmo, a melhora da segurança e conforto dos motoristas.
Fortalecendo as práticas de ESG, empresas aderem aos sistemas que auxiliam o motorista na condução do veículo, com recursos que detectam colisões e emitem alertas de saída de faixa, por exemplo.
O curso gratuito Tecnologias para o setor do transporte, do EaD SEST SENAT, apresenta como as tecnologias embarcadas contribuem para a redução na emissão de poluentes, além de aumentar a segurança dos motoristas.
> Conheça o curso Tecnologias para o setor do transporte.
Ao compreender a importância das práticas de ESG no setor do transporte e aprimorar seus conhecimentos fazendo os cursos oferecidos pelo EaD SEST SENAT, é possível aplicar medidas sustentáveis e inovadoras, que contribuem para a preservação ambiental, a eficiência operacional e a segurança dos motoristas.