BLOG

Imagem

13 de abril de 2023

Como me qualificar com cursos gratuitos e gerar oportunidades?

O certificado certo dá o diferencial competitivo necessário para o currículo de quem está no mercado de trabalho.

IURI BARCELLOS

Para promover a inserção e a requalificação de profissionais em diversas oportunidades de emprego no setor de transporte, cursos gratuitos dão a possibilidade de desenvolver novas competências e obter o certificado necessário para conquistar a almejada posição profissional.

Atualmente, o setor de transporte brasileiro está em grande demanda, seja para as funções operacionais, como a de motorista de cargas, ou para funções administrativas, em gestão e logística. De qualquer forma, para ingressar no setor de transporte é necessário se qualificar e, para aqueles que já atuam, a requalificação também dá o empurrão necessário para conquistar novas oportunidades.

caminhoneiro sorridente em uma cabine de caminhão


Por onde começo a me qualificar?

Pensando nisso, cursos gratuitos podem ser o caminho ideal para começar a desenvolver novas competências e se inserir no mercado de trabalho com certificado e diferencial. Ainda mais, considerando as diferentes oportunidades que o setor de transporte oferece.

No EaD Sest Senat são oferecidos cursos em vários níveis, desde iniciantes até avançados para diferentes funções. O primeiro passo é entender as especificidades do setor de transporte, compreender qual a área de atuação que mais se identifica e, assim, escolher quais os cursos adequados para o planejamento de carreira.

Por exemplo, se o objetivo é trabalhar com planejamento, cursos gratuitos que tratem sobre gestão de frota, armazenagem de cargas e até mesmo logística internacional são indicados. Ou, se o objetivo é aprimorar a ESG na organização, cursos que tratam sobre diversidade nas organizações, preservação do meio ambiente e ética são os mais indicados.

Confira três cursos gratuitos do EaD Sest Senat com inserção no mercado de trabalho.


caminhão em uma estrada com uma paisagem ao fundo


Legislação do transporte rodoviário de cargas

O curso online e gratuito do EaD Sest Senat apresenta aos estudantes as normas que orientam a atividade de transporte rodoviário de cargas no Brasil, as responsabilidades de quem atua no modal, a regulamentação, o enquadramento da atividade, os requisitos para a obtenção de autorizações, licenças e alvarás.

O certificado deste curso pode aproximar o profissional às oportunidades:

  • Empresas de seguro e consultorias;

  • Consultor de logística;

  • Empresas de transporte;

  • Fiscalização de cargas.

Curso com carga horária de 3 horas que deve ser concluída em até sete dias. Clique e acesse o curso Legislação do transporte de cargas

pessoas com EPIs conversando em um pátio com um caminhão ao fundo


Gestão de pessoas

Aspectos fundamentais, ferramentas e técnicas para planejar, aumentar o desempenho e reduzir custos no setor de recursos humanos no contexto organizacional. Neste curso gratuito, o estudante compreenderá a importância da gestão de pessoas, as diferenças entre o modelo de gestão antigo e atual, bem como engajar, incentivar e treinar equipes.

O certificado deste curso pode aproximar o profissional às oportunidades:

  • Líder de equipe;

  • Líder de treinamento e desenvolvimento;

  • Analista de Recursos Humanos;

  • Recrutador de pessoas.

Curso com carga horária de 20 horas que deve ser concluída em até 30 dias. Clique e acesse o curso Gestão de Pessoas

homem de óculos e camisa azul está digitando em um notebook

Introdução à informática

O curso gratuito do EaD Sest Senat traz de forma simplificada como utilizar os recursos da informática para melhorar o desempenho profissional. O estudante aprenderá sobre as características dos sistemas operacionais, entenderá a evolução dos computadores, compreenderá sobre armazenamento de dados e operações básicas do Word e Power Point.

O certificado deste curso pode aproximar o profissional às oportunidades:

  • Assistente administrativo;

  • Auxiliar de Logística;

  • Auxiliar de estoque.

Curso com carga horária de 30 horas que deve ser concluída em até 45 dias. Clique e acesse o curso Introdução à informática