De acordo com o Painel do Emprego no Transporte, da Confederação Nacional do Transporte (CNT), o setor de transporte rodoviário de cargas registrou 42.956 novas vagas de emprego em todo o Brasil no primeiro semestre de 2022. Em um mercado cheio de oportunidades e cada vez mais competitivo, caprichar no currículo pode se tornar o seu grande diferencial.
Então, se você está pensando em começar sua carreira no transporte, continue a leitura e confira dicas essenciais para acertar no currículo e conquistar o tão sonhado emprego.
Antes de mais nada, você precisa ter em mente que um bom currículo deve ser enxuto. Sendo assim, vá direto ao ponto. A seguir, confira como deve ser estruturado um currículo para conseguir a primeira vaga no setor de transporte.
Comece colocando os seus dados pessoais e informações de contato:
Nome completo;
Data de nascimento;
Categoria da CNH;
Endereço;
Telefone;
E-mail;
Dica: se você tiver perfil em alguma rede profissional, com o LinkedIn, coloque também .E como você irá se candidatar a uma vaga de motorista, não deixe de informar a categoria da sua carteira de habilitação.
Na parte do objetivo, você deve colocar o que pretende realizar como motorista profissional. Em poucas palavras, com uma ou duas linhas, já é possível mostrar suas intenções com o cargo pretendido e conquistar a atenção dos recrutadores.
Essa etapa é muito importante, mesmo para quem não tem experiência prévia. Procure pensar nas atividades que podem ter ajudado a moldar o seu perfil profissional.
Trabalho voluntário;
Estágio;
Mentoria.
Dica: se você já atuou em outras profissões e está procurando o primeiro emprego na área de transporte, procure pontuar suas outras experiências profissionais. Tenha em mente que algo sempre pode ser aproveitado.
Uma boa dica para fazer o seu currículo se destacar é pontuar suas habilidades. Você pode fazer isso dividindo as habilidades em duas categorias:
Hard skills: são as habilidades técnicas que você domina e são essenciais para a profissão de motorista profissional, como técnicas de primeiros socorros, gestão de riscos, conhecimentos de mecânica.
Hard skills: são as habilidades interpessoais, que ajudam no relacionamento com outras pessoas do seu convívio profissional. Nesse caso, os exemplos são gestão de tempo, pontualidade, organização, boa comunicação, entre outros.
Esse é o espaço para colocar sua formação. É válido para ensino médio, fundamental, graduação ou curso técnico. Preencha os seguintes dados:
Curso;
Nome da Instituição;
Ano ou previsão de conclusão.
Dica: o ideal é citar apenas o seu último grau de escolaridade. Por exemplo, se você tem graduação, não é necessário citar o ensino médio.
Aproveite para colocar aqueles cursos extracurriculares que ajudaram na sua formação profissional. Os cursos a distância do SEST SENAT, por exemplo, podem ser citados aqui. Treinamentos, workshops, cursos livres também podem ser colocados nesse campo.
Utilize esse espaço para colocar informações, como: idiomas, habilidades de informática e certificados veiculares.
Para ajudar a enriquecer o seu currículo com mais certificados e habilidades, o SEST SENAT oferece vários cursos a distância. Entre eles, estão:
Antes de enviar o currículo, lembre-se de revisar a ortografia, a formatação e o nome do documento. Se possível, salve o arquivo no formato PDF para garantir que a formatação não se perca.