BLOG

Imagem

10 de março de 2023

Notícias

Lifelong learning: entenda o conceito e seus 4 pilares

Descubra como a educação continuada pode transformar sua carreira

senatadmin

Você já ouviu falar de lifelong learning? Muito tem se falado sobre esse termo, principalmente entre as pessoas que estão em busca de desenvolvimento em suas carreiras.

Continue a leitura e descubra como essa prática pode ajudar você a alcançar o sucesso profissional.

O que é lifelong learning?

Da tradução livre “aprendizado ao longo da vida”, o lifelong learning está ligado ao conceito de educação continuada.

Na prática, isso significa que o aprendizado pode ir muito além do ensino médio e da faculdade, por exemplo. Ou seja, o conhecimento pode ser adquirido em diferentes momentos e formatos.

Por meio do aprendizado contínuo, é possível manter as habilidades atualizadas, desenvolver novas competências e se adaptar a mudanças tanto no ambiente de trabalho quanto na sociedade.

Com isso, os profissionais adeptos do lifelong learning conseguem se destacar mais nos processos seletivos, uma vez que desenvolvem habilidades que grande parte das empresas procuram.

Os 4 pilares do lifelong learning

De acordo com o Lifelong Learning Council Queensland (LLCQ), instituto referência no assunto, a aprendizagem ao longo da vida é baseada em 4 pilares:

Aprender a conhecer

Aqui, não estamos falando da busca pelo conhecimento de forma tradicional, que muitas vezes se torna um sentimento de obrigação.

Neste pilar, a busca pelo conhecimento é prazerosa e resulta de uma rotina satisfatória. Quando as pessoas deixam que a curiosidade, o questionamento e a reflexão façam parte desse processo, o conhecimento passa a ser construído de forma autônoma.

Aprender a fazer

Este pilar do lifelong learning estimula as pessoas a praticar o que aprendem. Isso porque, colocar a mão na massa ajuda a fixar melhor os conteúdos das aulas.

Além da prática, também incentiva o desenvolvimento de habilidades comportamentais, como comunicação, inteligência emocional, liderança, colaboração e proatividade.

Aprender a conviver

As pessoas se desenvolvem quando compartilham experiências com as outras pessoas. Por isso, todas as interações são fontes de aprendizado.

Os profissionais que aprendem a conviver conseguem desenvolver a capacidade de gerenciar conflitos, estabelecer vínculos sociais e entender melhor os seus colegas de trabalho.

Aprender a ser

Chegamos ao último pilar do lifelong learning. Aqui, a proposta é se colocar como responsável pelo próprio aprendizado.

Para isso, é preciso desenvolver autonomia para conseguir aprender coisas novas e, assim, moldar o seu aprendizado de acordo com os seus interesses.

Cursos de qualificação

Uma das melhores formas de colocar a educação continuada em prática é por meio dos cursos de qualificação profissional.

O SEST SENAT oferece cursos com a mais alta qualidade para que você possa continuar o seu processo de aprendizagem e impulsionar sua carreira no setor de transporte.