BLOG

Imagem

08 de março de 2023

Notícias

Mulheres no Transporte: como se destacar e conquistar mais oportunidades no setor

Como práticas que incentivam a diversidade e a capacitação profissional podem aumentar as oportunidades para as mulheres no mercado de trabalho

IURI BARCELLOS

O espaço de mulheres no transporte vem crescendo e demonstrando que quanto mais diversidade, mais inovação. Ainda que seja um setor ocupado predominantemente por pessoas do gênero masculino, um estudo realizado pela Gupy apontou que, em 2020, houve alta de 229% na contratação de mulheres em toda a cadeia de logística. Esse movimento de mercado consolida o importante papel de transformação que as mulheres promovem no setor, já que é através da diversidade que novas demandas socioeconômicas são apresentadas e novas soluções são geradas. O estudo How Diversity Can Drive Innovation, publicado pela Harvard Business Review, apresenta o resultado positivo da diversidade: empresas com times mais diversos são 3,5 vezes mais inovadoras.

As oportunidades para elas são diversas, dos cargos administrativos aos cargos de condução de veículos. Entretanto, para superar desafios e se destacar no mercado de trabalho, assim como em outras oportunidades, a qualificação profissional e programas que incentivam a diversidade nas empresas são diferenciais de peso.

Se você procura oportunidades para mulheres no transporte, qualificações para se destacar no mercado de trabalho, ou, apenas quer entender melhor como se inserir no setor, continue a leitura e confira como conquistar novas oportunidades no transporte.

O mercado de trabalho e as oportunidades para mulheres no transporte

Conforme o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), quase 2,3 milhões de pessoas atuam no transporte e apenas 17% são mulheres. Essa parcela ainda é pequena, mas cada vez mais elas conquistam oportunidades nesse setor impactando-o de forma positiva. Em cargos operacionais, conforme uma pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) feita em 2019 para entender o perfil dos caminhoneiros no Brasil, naquele ano, as mulheres eram apenas 0,5% do total de caminhoneiros do país.

Parte da defasagem da mão de obra feminina no setor além do estigma, preconceito e machismo que ocorre é referente a necessidade de conhecimento e capacitação técnica para algumas atividades da área, sejam para funções operacionais ou administrativas. Para resolver parte desse problema e dar oportunidade às mulheres que estão fora do mercado de trabalho, o Qualifica Mulher para o Transporte é uma possível solução.

Programa Qualifica Mulher para o Transporte

O programa tem como principal objetivo reinserir a mulher no mercado de trabalho e promover a autonomia econômica do público feminino através da qualificação profissional, geração de emprego e melhora da renda. O Qualifica Mulher para o Transporte é focado em mulheres em situação de vulnerabilidade social, que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio ou que não tenham escolaridade.

A meta é impactar mulheres oferecendo palestras online, cursos a distância e formações presenciais para capacitação de condutoras. O programa é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com o Sest Senat e completou dois anos de criação.

Participe do Qualifica Mulher para o Transporte

Aproveite a oportunidade para aprimorar suas competências profissionais: o curso Empregabilidade e Inserção de Mulheres no Segmento de Transporte está disponível gratuitamente. Para participar, basta clicar no link e fazer o seu cadastro no site. O curso online tem carga horária de 30 horas, com aula interativa, material complementar, atividades e certificado de conclusão.

Cursos de desenvolvimento pessoal e profissional

O autoconhecimento faz parte da jornada profissional, principalmente para a compreensão de quais são seus sonhos e aspirações. É na primeira fase do desenvolvimento que o indivíduo pode avaliar seus pontos fortes e fracos, para, assim, saber quais são as habilidades a serem desenvolvidas atreladas às tendências do mercado de trabalho.

No recorte do setor do transporte, a vitrine de cursos do Sest Senat oferece diversas opções de cursos para desenvolvimento profissional e pessoal, com dois destaques.

Entregando meu melhor : busca desenvolver as principais competências para atingir um nível de excelência no trabalho, apresentando a melhora contínua, comunicação eficaz, tomada de decisão, entre outros.

Desenvolvimento de Lideranças : aborda os conceitos e as habilidades inerentes ao papel de liderança nas organizações, como motivação, comportamento, cultura organizacional, comunicação assertiva, entre outros temas.

Mulheres atraem mais mulheres para trabalhar no setor

Elas podem criar um ambiente de trabalho mais inclusivo, além de aumentar a diversidade. Uma vez que, conforme um estudo publicado pela MindMiners em parceria com o Google, as mulheres são mais engajadas com pautas ESG - do inglês, pauta com aspectos ambientais, sociais e de governança. Entre as entrevistadas, 61% foram consideradas “muito engajadas” com a temática, em comparação com 39% dos homens. Entre diversos benefícios, a agenda ESG é uma das responsáveis pelo incentivo à diversidade em uma organização, melhorando o acesso das mulheres no setor do transporte.

Como pôde ser visto, a inclusão de mulheres no transporte traz bons resultados às empresas e organizações, que já perceberam que a diversidade serve como motor de crescimento no mercado e cada vez mais incentivam a participação de todas. A busca por profissionais do gênero feminino segue crescendo, porém, o desenvolvimento profissional é uma das principais chaves para todas explorarem as oportunidades no transporte.

> Desenvolva novas competências profissionais e aproveite as oportunidades do setor do transporte! Confira nossos cursos gratuitos e explore diversos caminhos.