BLOG

Imagem

26 de maio de 2023

Acelere seu conhecimento

A promoção da diversidade como desenvolvimento profissional, aprenda no EaD SEST SENAT

Para celebrar o Dia Mundial da Diversidade Cultural, entenda a importância da inclusão no setor do transporte e confira cursos gratuitos que ajudam na promoção da pluralidade.

IURI BARCELLOS

O Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento é celebrado no dia 21 maio e foi instituído pela Assembleia das Nações Unidas para rememorar a Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural. A cultura é o conjunto de traços distintivos espirituais e materiais que caracterizam uma sociedade ou grupo social, incluindo modos de vida, valores, tradições e crenças. A diversidade cultural é vista como patrimônio comum da humanidade, é uma questão de direitos humanos.

Entre os diversos aspectos que o tema aborda, a diversidade cultural também deve ser levada para o ambiente empresarial e para o desenvolvimento da carreira profissional. Promover a diversidade cultural e o intercâmbio entre diferentes realidades dentro de uma organização, traz uma série de benefícios para a empresa, para os colaboradores e a sociedade como um todo. Além disso, a diversidade é um dos pilares do ESG (Environmental, Social and Governance), um conjunto de práticas que está cada vez mais em pauta no mercado.

As vantagens de promover a diversidade no setor do transporte

O intercâmbio entre diferentes realidades, além de ser uma questão de justiça social e inclusão, traz benefícios profissionais e pessoais. O aumento da criatividade e inovação é um deles, já que a pluralidade de perspectivas e experiências gera novas ideias e soluções para os desafios. Da mesma forma, a melhoria do clima organizacional e a retenção de talentos criam um ambiente mais acolhedor e estimulante.

Por essas razões, é importante conhecer práticas e habilidades profissionais necessárias para saber aplicar ações que promovam a diversidade em uma empresa. Em um mundo cada vez mais plural, o mercado procura profissionais com essas habilidades estabelecidas em seus currículos.

O EaD SEST SENAT disponibiliza diversos cursos que tratam sobre a diversidade, inclusão e temas relacionados. Separamos abaixo três cursos gratuitos e online que apresentam maneiras de melhorar e explorar a diversidade e a inclusão nas empresas e na carreira profissional.

Mulher negra dirigindo um veículo
O intercâmbio entre diferentes realidades, além de ser uma questão de justiça social e inclusão, traz benefícios profissionais e pessoais.

Curso online: Desconstruindo o racismo no transporte

Promover ações antirracistas e garantir a presença da diversidade em todas as áreas do setor de transporte é crucial não só do ponto de vista social, mas também profissional. Isso porque o racismo estrutural e a desigualdade racial muitas vezes impedem que a população negra tenha acesso às mesmas oportunidades que outros grupos. Somado a isso, a inclusão racial impulsiona a inovação e o crescimento do setor, promovendo uma análise mais plural e o desenvolvimento de soluções que antes não eram consideradas.

O curso gratuito do EaD SEST SENAT "Desconstruindo o racismo no transporte" apresenta ferramentas para que os profissionais do setor possam entender melhor as desigualdades raciais existentes e promover mudanças significativas em suas empresas.

> Clique e conheça o curso Desconstruindo o racismo no transporte

Curso online: Ética e relacionamento no trabalho

A ética é responsável por estabelecer as bases para o comportamento humano nas relações interpessoais. Quando se trata do contexto empresarial é ela que determina as condutas e valores que devem ser seguidos pelos colaboradores. Por isso, compreender a importância da ética e da comunicação para promover relacionamentos interpessoais saudáveis é essencial para o crescimento das pessoas e da organização. Ainda mais considerando um contexto plural onde ideias e opiniões diferentes são debatidas, nesses espaços a ética garante o respeito, a confiança e a honestidade como valores.

O curso "Ética e relacionamento no trabalho", do EaD SEST SENAT, aborda esses aspectos e apresenta ferramentas e habilidades profissionais que auxiliam na comunicação e compreensão sobre ética.

> Clique e conheça o curso Ética e relacionamento no trabalho

Mulher olhando para tela do celular com sorriso no rosto
Expressar as necessidades e expectativas promove um ambiente de trabalho mais harmonioso e de respeito mútuo.

Curso online: Comunicação e resolução de conflitos

A capacidade de se comunicar de forma clara é fundamental para evitar conflitos e promover um ambiente de trabalho saudável. Quando a comunicação é objetiva, é possível identificar as questões que estão gerando o conflito e trabalhar para encontrar uma solução. Além disso, expressar as necessidades e expectativas promove um ambiente de trabalho mais harmonioso e de respeito mútuo, contribuindo para o desenvolvimento de relacionamentos interpessoais saudáveis.

No curso online "Comunicação e resolução de conflitos", do EaD SEST SENAT, técnicas para se comunicar de forma clara e eficaz e estratégias para lidar com situações de conflito são apresentadas.

> Clique e conheça o curso Comunicação e resolução de conflitos

Promover a inclusão de diferentes grupos étnicos e culturais é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A qualificação profissional, aliada ao respeito à diversidade, é uma das principais formas de promover essa inclusão, dando oportunidades e garantindo um ambiente de trabalho mais saudável, inovador e produtivo para todos.


Para saber mais sobre o assunto e aprimorar suas habilidades práticas sobre o tema, acesse o EaD SEST SENAT e veja outros cursos relacionados.